Prisma Pneus - Melhor preços de São Paulo

Cambagem ou Câmber

Revenda Oficial Pirelli - Prisma Pneus - Melhor preços de São Paulo

Cambagem ou câmber é o grau de inclinação lateral da roda e é fundamental para que os pneus possam aderir o melhor possível ao solo. Distribuindo o peso do veículo sobre a banda de rodagem de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Com o câmber ajustamos a inclinação do pneu em relação ao chão. É usado para o pneu ter menos contato com a superfície nas retas e um contato perfeito dos pneus nas curvas onde a transferência de peso empurrará os pneus para o chão. Esse é o ajuste da inclinação das rodas, de modo que o pneu fique com toda a superfície em contato com a pista nas curvas.

As forças que agem no pneu tendem a fazer com que a extremidade interna do pneu sob carga (lado externo da curva) descole do chão. Para corrigir isto, algum câmber estático negativo é acrescentado nas rodas dianteiras, de forma que o pneu carregado externo permaneça plano nas curvas. As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Camber Negativo:

Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.

Camber Positivo:

Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca consequentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.

Camber Desigual:

Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.

DÚVIDAS FREQUENTES

Quando deve ser feita a Cambagem ou Camber no veículo?
Sempre que fizer o alinhamento de direção e for detectado que as medidas do câmber estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; Principalmente quando os pneus apresentarem desgastes excessivos na parte interna do pneu ou externa. Também é necessário ajustar a cambagem sempre que é ajustado o Caster do veículo.
Quais são os danos provocados pela a cambagem irregular?
Desgaste na parte interna ou externa dos pneus, gerando um desgasta prematuro do pneu, muitas vezes ocasionando a perda do pneu, alem de desgate acentuado nos componentes da suspensão do veículo. A cambagem irregular também pode causar um desconforto ao dirigir e perda de estabilidade do veículo, muitas vezes o que ocorre é o veículo "puxar" para um dos lados. Mas lembre-se também de conferir o tambem o alinhamento do veículo.

Assine a nossa Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. 

Controle de privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao aceitar ou continuar navegando neste site você concorda e declara estar ciente dos termos abaixo: Políticas de privacidade