Serviços
Alinhamento
O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si.
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículos oferecendo maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade. Alterações que ocorra nas especificações de alinhamento, que podem ser ocasionada por impactos, trepidações, compressões laterais e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o comportamento do veículo, além de causar o desgaste irregular dos pneus. O controle e as eventuais correções somente deverão ser efetuadas desde que não hajam folgas, excessivas nos terminais, axiais e de direção, nos rolamentos, nos embuchamentos e pinos de suspensão, ou aros defeituosos.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
Balanceamento
Uma roda completa num veículo está sujeita a desequilíbrios que se traduzem em vibrações.
O serviço de balanceamento necessário para equilibrar o peso do conjunto montado do pneu com a roda e a válvula(bico).
A máquina de balancear simula o movimento de rodagem do conjunto montado, informa o peso do chumbo e indica o ponto mais leve do conjunto onde deverá ser fixado o chumbo para corrigir e contrapor este desequilíbrio.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
Danos provocados pelo falta regular do balanceamento de rodas:
- Desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus;
- Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção, articulador axial.
- Perda de tração e estabilidade;
- Dificuldade de manter o veículo na trajetória.
Quando deve ser feito?
- Por ocasião da troca dos pneus;
- Preventivamente a cada 10.000 km ou 6 meses;
- Quando houver indícios de desgaste irregular dos pneus;
- Sempre que surgirem vibrações no veículo ou ressonâncias nos pneus;
- Sempre que o conjunto roda e pneu forem desmontados para o conserto do pneu ou reparo da roda;
- Sempre que for feito o rodízio dos pneus.
Cambagem ou Câmber
O câmber é o grau de inclinação lateral da roda e é fundamental para que os pneus possam aderir o melhor possível ao solo. Distribuindo o peso do veículo sobre a banda de rodagem de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos.
Com o câmber ajustamos a inclinação do pneu em relação ao chão. É usado para o pneu ter menos contato com a superfície nas retas e um contato perfeito dos pneus nas curvas onde a transferência de peso empurrará os pneus para o chão.
Esse é o ajuste da inclinação das rodas, de modo que o pneu fique com toda a superfície em contato com a pista nas curvas.
As forças que agem no pneu tendem a fazer com que a extremidade interna do pneu sob carga (lado externo da curva) descole do chão. Para corrigir isto, algum câmber estático negativo é acrescentado nas rodas dianteiras, de forma que o pneu carregado externo permaneça plano nas curvas.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
Camber Negativo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.
Camber Positivo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca consequentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.
Camber Desigual:
Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.
Danos provocados pelo camber irregular:
- Desgaste interno ou externo dos pneus;
- Desgaste prematuro dos pneus;
- Desconforto ao dirigir;
- Perda da estabilidade do veículo.
Quando deve ser feito?
- Sempre que fizer o alinhamento de direção e for detectado que as medidas do câmber estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo;
- Quando os pneus apresentarem desgastes excessivos internamente ou externamente.
- Caster
É o ângulo de direção do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical, para frente (negativo) ou para trás (positivo). O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu. As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
Higienização do Ar condicionado
Embora não interfira no funcionamento do veículo, a substituição periódica do filtro do ar-condicionado e a higienização do ar condicionado é fundamental para boa qualidade do ar dentro da cabine e saúde dos passageiros.
Os sistemas de ar condicionado automotivo são contaminados com colônias de bactérias, fungos e ácaros que se desenvolvem nas paredes dos dutos e no filtro de ar condicionado. Essas colônias são responsáveis pelo mau cheiro encontrado em alguns sistemas e também pode agravar doenças respiratórias dos condutores dos veículos.
O sistema de limpeza de ar condicionado automotivo por ozônio elimina odores desagradáveis, as colônias de fungos, bactérias e ácaros. A higienização por ozônio e a substituição do filtro de ar condicionado é recomendada ser realizada anualmente ou a cada 20.000KM.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
Benefícios
- Elimina as colônias de bactérias os ácaros e fungos das paredes do sistema;
- Elimina o mau cheiro causado pelas bactérias, ácaros e fungos;
- Aplicação rápida e segura;
- Deixa um odor leve e agradável;
Revisão dos Freios
O uso contínuo dos freios durante um período resulta no desgaste natural de alguns de seus componentes. Por isso, é de extrema importância para a segurança dos passageiros verificar o estado dos discos, pastilhas e o nível do fluído de freio, em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros.
O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo e fora os danos materiais que uma o sistema de freio possa causar em outras peças do conjunto e os pneus do veículo, existe o risco muito maior e imprevistos de acidentes.
Seu funcionamento preciso proporciona ao condutor segurança ao dirigir aliado a resposta imediata do veículo em qualquer tipo de terreno e suas imperfeições, seja em linha reta ou curva. Qualquer deficiência apresentada nestes momentos poderão causar danos imprevisíveis ou até mesmo acidentes fatais.
O ideal é que sempre tenhamos muita atenção com a manutenção adequada dos componentes do sistema de freios do veículo.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
A revisão do sistema de frenagem inclui a inspeção dos seguintes itens:
- Pastilhas;
- Discos;
- Cilindro;
- Patim
- Tambor
- Fluidos de Freios;
- Flexíveis
Dica
Quando substituída o usuário do veículo precisa efetuar o assentamento das pastilhas de freio conforme descrito. Nos primeiros 200km, após a troca das pastilhas de freio, frear o veículo moderadamente e com cuidado, lembrando que o conjunto, disco e pastilha, está em fase de assentamento, após o assentamento das pastilhas de freio o sistema estará respondendo normalmente. Esse procedimento não elimina a eficiência da frenagem, mas, sim, possibilita o perfeito assentamento do conjunto, impossibilitando futuros problemas com ruído.
Revisão Mecânica
A revisão mecânica é recomendada realizar de forma preventiva a cada 10.000 quilômetros. Na revisão Mecânica da Prisma Pneus será conferida as condições gerais do carro.
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A revisão mecânica inclui a checagem dos seguintes itens:
- Sistema de injeção, velas;
- Correias dentadas e tensionadores;
- Filtros de ar, óleo e combustíveis;
- Kit de embreagem;
- Coxins do motor e do câmbio;
- Sitema de arrefecimento.
Revisão Suspensão
Assim como o sistema de freios, o conjunto da suspensão também constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo e fora os danos materiais que uma suspensão possa causar em outras peças do conjunto e os pneus do veículo, existe o risco muito maior e imprevistos de acidentes.
Seu funcionamento preciso proporciona ao condutor segurança ao dirigir aliado a resposta imediata do veículo em qualquer tipo de terreno e suas imperfeições, seja em linha reta ou curva. Qualquer deficiência apresentada nestes momentos poderão causar danos imprevisíveis ou até mesmo acidentes fatais.
O ideal é que sempre tenhamos muita atenção com a manutenção adequada dos componentes da suspensão do veículo.
Rodar em vias e estradas mal conservadas pode acarretar diversos problemas mecânicos no sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos do movimento do automóvel.
A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada 10.000 quilômetros. Também é recomendado realizar este procedimento quando houver desgaste ou troca de pneus, substituições de itens da banda de rodagem, dificuldade de manter o carro em sua trajetória, e após fortes impactos contra buracos, pedras, guias ou outros objetos. O mau funcionamento da suspensão diminui a vida útil dos pneus, aumenta o consumo de combustível e o desgaste da banda de rodagem.
As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.
A revisão no sistema de suspensão inclui a inspeção dos seguintes itens:
- Amortecedores;
- Bandejas;
- Bieletas;
- Buchas;
- Coxins;
- Kits de amortecedores ( batentes e coifas);
- Molas;
- Pivôs;
- Rolamentos dos Amortecedores;
- Terminais Axiais;
- Terminas de Direção.
Troca de óleo
O óleo lubrificante vai se degradando ao longo do tempo na medida em que os aditivos originais da formulação vão se esgotando. Outro fator que ocorre naturalmente, é a contaminação do óleo devido à queima de combustível e do próprio óleo lubrificante.
A troca de óleo requer espaço adequado, equipamentos específicos além de profissionais capacitados.
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Recomendações e cuidados importantes que devem ser tomados para evitar danos ao motor:
- Utilize somente o óleo lubrificante recomendado e indicado pelo fabricante do veículo. O óleo recomendado estará dentro das especificações técnicas e recomendas e atenderá as exigências para a devida lubrificação deste motor;
Cuidados Gerais:
- Não exponha o motor do veículo a riscos desnecessários rodando com o óleo vencido. A eficácia de lubrificação do óleo diminui à medida que a quilometragem aumenta, e tal prática reduz consideravelmente a vida útil do motor provocando o desgaste excessivo de suas peças e engrenagens;
- Verifique frequentemente e fique atento aos níveis do óleo no motor;
- O nível do óleo no motor deverá estar sempre entre o mínimo e o máximo indicados na vareta de medição; Esta medição deve ser feita, em terreno plano e no tempo mínimo de 5 minutos após desligar-se o motor do veículo.
- Evite a formação de borras de óleo no cárter . A formação de borras pode acarretar diversos problemas que prejudicam, desgastam e afetam o desempenho do motor. As borras são causadas por diversos fatores, tais como:
- Aplicação incorreta do óleo lubrificante no motor;
- Uso de aditivação extra;
- Uso de combustível adulterado;
- Extensão do período de troca;
- Mistura de óleo lubrificante de diferentes especificações (mineral, semi-sintético e sintético).
Dicas de manutenção:
- O excesso de óleo poderá causar vazamentos indesejáveis que podem atingir as partes superiores dos cilindros e câmaras de combustão do motor sujando as velas, causando batida de pino e perda de rendimento do motor;
- A falta de óleo retarda a lubrificação e a refrigeração do motor, provoca aquecimento e pode até mesmo levar o motor a fundir;
- Fique atento aos filtros de óleo e de ar do veículo. Faça a troca adequadamente considerando e obedecendo às recomendações indicadas pelo fabricante do veículo;
- Jamais misture óleos de marcas e tipos diferentes. Isto prejudica o desempenho do motor do veículo, lembrando que óleos lubrificantes são elaborados a partir de componentes químicos diferentes, portanto não devem ser misturados;
- Atenção tome muito cuidado ao completar constantemente o óleo do motor ao invés de trocá-lo. O funcionamento do motor gera resíduos que se acumulam e contaminam o óleo, o qual acelera o desgaste do motor, diminuindo respectivamente a sua vida útil
- Uma boa dica é trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo. Mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, e limpo, e o mesmo seja eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação liquida, que são fatores que contribuem para a degradação do óleo. O óleo e os filtros (de ar, óleo e combustível) precisam, então, serem trocados em intervalos adequados recomendados pelo manual de seu veículo. Consulte-o sempre.